LEILÃO FÓRMULA BASA
No Leilão Fórmula Basa, evento programado para o dia 18 de março, a partir das 13h30, com transmissão pelo Canal Terra Viva, serão ofertados animais que se sobressaem em virtude do fenótipo leiteiro e do vigor de seus pedigrees. Forma (tipo leiteiro) e conteúdo (genética de excelência) – binômio que consitui o slogan do Leilão Fórmula Basa – tornam evidentes e garantem os melhores investimentos.
A produtividade do Gir Leiteiro está lastreada em animais que, além de ostentar evidente tipo leiteiro, se distinguem por encerrar em sua genealogia uma sólida base fincada na consistência leiteira. Esses atributos refletem no Girolando, dado que para produzir um Girolando excepcional, é necessário um Gir Leiteiro igual.
Perante o exposto, a valorização do Gir Leiteiro é sustentada pela evolução da forma (fenótipo) e do conteúdo (qualidade genética) que a raça têm manifestado, porquanto as duas características são potências motrizes do persistente crescimento apresentado no desempenho produtivo, na rusticidade e na longevidade; ressaltando que a forma – via de regra – espelha o conteúdo.
Contamos com a sua prestigiosa audiência.
Confira o Tatersal desta sexta-feira (17)
Nesta terça-feira (14), no Tatersal, o jornalista Pedro Costa entrevistou o proprietário das Fazendas do Basa, Evandro Guimarães, para falar sobre dois leilões que prometem elevar o nível da genética nacional. O leilão Elite Do Basa Grandes Familias Do Gir Leiteiro, nesta quinta-feira (16), às 20h30 (horário de Brasília); e no sábado (18) às 13h30, o leilão A Fórmula do Basa.
Confira o Tatersal desta quarta-feira (15)
Nesta quarta-feira (15), no Tatersal, o jornalista Pedro Costa entrevistou o proprietário das Fazendas do Basa, Evandro Guimarães, para falar sobre dois leilões que prometem elevar o nível da genética nacional. O leilão Elite Do Basa Grandes Familias Do Gir Leiteiro, amanhã, às 20h30 (horário de Brasília); e no sábado (18) às 13h30, o leilão A Fórmula do Basa.
Confira o Tatersal desta terça-feira (14)
Nesta terça-feira (14), no Tatersal, o jornalista Pedro Costa entrevistou o proprietário das Fazendas do Basa, Evandro Guimarães, para falar sobre dois leilões que prometem elevar o nível da genética nacional. O leilão Elite Do Basa Grandes Familias Do Gir Leiteiro, nesta quinta-feira (16), às 20h30 (horário de Brasília); e no sábado (18) às 13h30, o leilão A Fórmula do Basa.
ATENÇÃO LEILÃO! ATENÇÃO CRIADORES QUE ESTÃO FOCADOS NA GARIMPAGEM DE VACAS DIFERENCIADAS!
Laiza do Basa, um dos lotes do Leilão Fórmula Basa, tem genealogia privilegiada quanto à diversidade genética e quando buscamos famílias que produzem muito leite. A lactação da Laiza, 9.524 kg/leite, e o resultado da sua avaliação genômica, 677 kg de GPTA, tornaram-se exemplos incontestáveis do sucesso que pode ser alcançado com a variabilidade genética. Isso, porque a sua genealogia é um mosaico formado por animais de diferentes criatórios que se juntam e se justapõem, provocando o surgimento da elevada capacidade prevista de transmissão genômica para produção de leite nas gerações mais novas.
Laiza do Basa é filha do Meteoro de Brasília e da Helmara FIV do Basa, produtora de 10.853 kg/leite.
Meteoro transcende a característica de ser um dos melhores produtores de fêmeas para serem acasaladas com Jaguar TE do Gavião, porquanto também produz vacas que enchem os baldes de leite e são formadoras de famílias.
O vigor da variabilidade genética manifestado por Laiza é complementado, na linha materna, pelos genes CA Sansão, avô, Bem Feitor Raposo, bisavô, Cadarso, trisavô e Dalton TE Pati Cal, tetravô. Vale ressaltar que Laiza do Basa, além de ser descendente da Hidrólise Dalton Cal, mãe da Prateada TE da Cal, é irmã paterna da Tona TE da Cal.
Laiza do Basa está prenhe de Esteves FIV do Basa, touro que apresenta arcabouço genealógico parecido com o seu.
É a genética de cinco extraordinários ancestrais que, cumulativamente, sustenta o pedigree de Esteves FIV do Basa. O quinteto – Jaguar TE do Gavião, CA Sansão, Radar dos Poções, Bem Feitor Raposo e Teatro da Silvania – compõe o time de padreadores que se tornaram consagrados porque elevaram o desempenho produtivo e intensificou a persistência da lactação do Gir Leiteiro. Em vista disso, suas descendentes, estão na maioria dos currais brasileiros e são protagonistas de grandes lactações. Malhada FIV do Basa, mãe do Esteves FIV do Basa, é uma delas.
Portadora de exuberante tipo leiteiro e excelente sistema mamário, Malhada FIV do Basa, que produziu 9.739 kg/leite, descende de quatro matriarcas que também fizeram lactações substantivas: Ilda FIV F Mutum (9.303 kg de leite), Deliciosa F Mutum (10.063 kg de leite), Palma F Mutum (9.111 kg de leite), Tutela 3R B Monte (5.717 kg de leite); fato que reveste a genealogia do touro de maior grandeza genética e eleva a expectativa de que a dimensão da sua contribuição para o melhoramento do Gir Leiteiro seja grande.
Em termos de complementaridade de valorização, a prenhez reveste o lote de uma particularidade que faz diferença essencial. Por isso, atenção leilão! Atenção criadores que estão focados na garimpagem de vacas diferenciadas! O lote é dois em um, é leite dentro de leite.