top of page
LogoNovoFazendasdoBasa-medio.jpg

A SALADA NO JORNALISMO

A SALADA NO JORNALISMO: OBJETIVIDADE, VERDADE, CAUSAS, PUBLICIDADE, PARTIDARISMO E OUTRAS QUESTÕES QUE NINGUÉM DISCUTE PARA VALER


A chegada do "jornalismo de redes sociais" embaralhou o sistema universal de informações e aumentou possibilidades de escolha dos habitantes desse mundão. A audiência desde algum tempo pode escolher antecipadamente o viés, a versão, daquilo que vai ver, ler ou ouvir nos diversos formatos de noticiários.


Não existe o fato simplesmente, ele está subordinado ao formato ou tendência do veículo ou noticiarista, cronista, colunista, repórter ou editores.


Na FOLHA de hoje, Nelson de Sá fala de um estudo da Universidade do Arizona, sobre a renúncia à objetividade no jornalismo americano. O curto artigo aponta para uma tendência a um jornalismo mais alinhado a causas e não necessariamente alinhado a partidos políticos. São pensamentos, divagações na estratosfera, para pessoas como eu que gostariam apenas de um pouco mais de espaço para divulgações construtivas óbvias em um segmento especializado, olhando para a pecuária de leite.


Eu percebo que não adianta apelar para evidências ou racionalidade para pedir ou sugerir maior atenção, estudos sérios, notícias sérias, sobre a importância do Gir Leiteiro.


Ainda não acredito que nenhum veículo de comunicação se interessou pela "evidência Gir Leiteiro". Chego a pensar que as editorias de veículos de comunicação segmentadas e voltadas para agricultura e pecuária nunca viram o mundo rural ao vivo... ou estão destacadas na desorientação existente para uma comunicação social que se paute por civismo, objetividade, contexto, verdade, interesse público. Não vamos desanimar.


O Gir Leiteiro vai se impondo pela realidade e correspondente importância, apesar da pobreza atual do cenário do jornalismo do segmento e sua miopia passageira.


Evandro Guimarães

0 comentário

Comments


bottom of page