Carne e leite para o Brasil e o Mundo.
Na intensa corrida para maior produtividade da pecuária tropical destaca-se muito o Brasil.
Associações de Raças fazem um papel extraordinário na promoção de Exposições e em muitas provas zootécnicas.
![](https://static.wixstatic.com/media/e03060_9502675743854b6cb87986dede945e54~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_654,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/e03060_9502675743854b6cb87986dede945e54~mv2.jpg)
O Nelore, o Gir Leiteiro, o Brahman, o Tabapuã, o Indubrasil, o Guzerá, o Sindi, e o Gir Leiteiro dupla aptidão tem nas suas Entidades a representação necessária para estimular e reconhecer institucionalmente os avanços e demandas de seus respectivos Associados.
Ciência, técnicas e paixão fazem parte desse sanduíche produtivo que levou o País a grande posição de destaque no mundo tropical.
A ABCZ tem o mandato de registro genealógico de zebuíno e, às vezes, a difícil tarefa de oferecer apoio equilibrado às diferentes raças de Zebu.
No âmbito da produção para corte, é dominante a posição do Nelore. É a população essencial para cruzamentos com raças taurinas de maior adaptabilidade tropical.
Podemos dizer que sem as grandes virtudes e rusticidade do Nelore, o Brasil despencaria.
No entanto, não podemos menosprezar o trabalho da diversidade zebuína para corte, pois o melhoramento é constante e surpreendente.
Para a produção leiteira olha-se para o futuro do Gir Leiteiro, do Guzerá e do Sindi. Raças zebuínas candidatas a ofertar animais mais rústicos e produtivos, que estarão no mundo tropical nos próximos anos e em maioria absoluta, considerando as raças POs e seus cruzamentos mais funcionais.
Hoje está na incontestável dianteira o Gir melhorado para leite , desenvolvido por grandes Criadores Pioneiros , pela Embrapa Gado de Leite e outros Brasileiros .
No Brasil , Nelore e Gir leiteiro fazem o papel de protagonistas zebuínos absolutos para carne e leite. Maravilhas da Nação !
Estamos trabalhando para tentar obter das pessoas com poder de decisão, uma atenção maior ao Gir Leiteiro.
Isso faria nosso País muito brevemente ter o mesmo destaque na exportação de derivados de leite no nível que já temos na exportação de carne bovina.
Esse Zebu melhorado , o Gir Leiteiro , precisa da atenção Cívica de todos ! Cívica , podemos frisar .
Nesse 2022 juntos, para o Bem do Brasil , vamos nos empenhar pelo grande ANO DO GIR LEITEIRO !
Participem !
Evandro Guimarães
Comentários