Devemos lutar por uma Prioridade: muitos recursos para a Embrapa Gado de Leite
Acompanhei o trabalho parlamentar quanto ao Orçamento por muitos anos. Assisti e ouvi comentários dos parlamentares sobre objetivos de suas respectivas emendas. Sempre achei trágico o processo. Uma espécie de repartição de despojos da arrecadação prevista, uma apropriação paroquial do dinheiro público, para dizer o mínimo.
Poucas emendas caberiam na função principal do Orçamento que é debater e estabelecer PRIORIDADES para o gasto, visto que sempre, sempre, a demanda é maior que a disponibilidade de recursos. Atualmente chegamos ao máximo, sob a gestão do Centrão. Agora temos emendas SECRETAS !!!
Todos deveríamos começar a participar desde já das emendas para o próximo Orçamento. Todos tem direito de conhecer previamente o que será votado, as razões específicas e proporcionais das alocações dos recursos públicos.
Escrevo isso chorando, pela impotência que percebo em nós, cidadãos. Fingimos que não somos roubados, fazemos brincadeiras com a evidente ridícula representação que elegemos. Escrevo também para dizer que eu teria minhas escolhas se tivesse poder.
Gostaria de defender emendas de grande montante para a Embrapa Gado de Leite. Mais ciência e maior conhecimento da nossa pecuária poderia ajudar a milhões de pessoas empregadas na atividade e talvez nos levar rapidamente a sermos o maior produtor mundial de leite e derivados e principal exportador, mantendo geração de renda e empregos, defendendo a sobrevivência dos pequenos e médios produtores. O mundo tropical precisa do Brasil e seu exitoso melhoramento do gado tropical.
Quanto dinheiro temos para o Orçamento vindouro para isso? Que migalhas foram destinadas para uma atividade presente em quase todos os municípios do País?
Estamos paralisados, assistindo um filme de horror...
Comments