O jornal Estado de São Paulo fez hoje enorme reportagem sobre as ótimas padarias da cidade. Nunca fez matéria cuidadosa sobre os pequenos produtores de leite do Brasil que estão em extinção por falta de melhor Gado de Leite. Não é uma reclamação (e nem adiantaria reclamar). É apenas mais um episódio que confirma como muitas pessoas em postos chave, a mídia, etc, etc, não se importam com os produtores de leite de menor porte e suas Famílias.
Considero uma grave omissão esse desprezo por vulneráveis que produzem riqueza. Os pequenos pecuaristas que produzem o fundamental alimento são MUITO importantes para o Brasil. Resumo algumas razões:
1) O Brasil ainda importa leite
2) toda a gritaria atual pela inflação em alimentos não deve se esquecer de que aumentar a oferta é essencial – temos que produzir mais leite
3) é um exército de pessoas que conhece a atividade. Mesmo se o número de produtores fosse a metade já seria monstruosamente importante. Se apoiarmos a melhoria dos rebanhos do segmento e apenas 20 por cento deles produzirem mais e melhor vamos ter inclusive excedentes para Exportar.
4) não há razão para o Brasil não se tornar o mais importante produtor mundial de leite. Temos terras, água, gado tropical, produtores que já conhecem a atividade (o exército já falado), temos nossa enorme produção de soja, milho, variedades de vegetais como volumosos, temos quase tudo
5) já existe a tecnologia de reprodução mais rápida que é a transferência de embriões...
6) já existe inclusive dinheiro no PRONAF para iniciarmos!!!!!
7) em resumo já existe quase tudo. Falta conhecimento mais amplo da oportunidade econômica e social e vontade política. Foi uma promessa de campanha, mas com raríssima exceção está esquecida.
O que pode ser feito?
コメント